terça-feira, setembro 06, 2011

O Processo Básico de Terceirização de TI



Longe de todas as particularidades, qualquer organização tem um objetivo comum, que é minimizar custos e maximizar resultados. A terceirização de serviços deve ser encarada como uma aliada nesta busca.

No momento em que uma organização/empresa decide pela terceirização de um determinado serviço, deve estar segura de que esta é a melhor opção. Uma questão interessante, e imprescindível, é saber quais serviços devem sofrer o processo de terceirização.

A maior parte dos autores divide os serviços em duas classificações básicas: serviços de competência diferencial e de competência não diferencial. Os serviços de competência diferencial são aqueles resultantes de uma determinada habilidade, dominada solidamente por uma organização, que a distingue de suas concorrentes, fazendo com que ela se torne mais competitiva, mais lucrativa, mais ágil e produtiva.

A idéia inicial é que serviços de competência diferencial não sejam terceirizados, pois são vistos como de importância estratégica para que uma empresa se posicione a frente de seus concorrentes, obtendo vantagem competitiva. Neste caso, a terceirização destes serviços poderia expor a organização a riscos, podendo inclusive acarretar em perda de mercado.

Uma visão interessante para o departamento de TI é classificá-lo em serviços essenciais e não essenciais, em vez de diferenciais e não diferenciais. Por exemplo, o acesso à internet em uma organização é tratado como um serviço não diferencial, visto que todas as organizações hoje por menor que sejam o possuem, não caracterizando vantagem competitiva. Mas, este é indiscutivelmente um serviço essencial.

A internet, utilizada como exemplo no parágrafo anterior, é um caso de serviço essencial que, quase que na totalidade das organizações, é prestado de forma terceirizada, pois se fosse feito com recursos internos geraria um investimento muito alto, inviável para a maior parte das empresas. Este é um ponto importante, pois mesmo que um serviço seja classificado como essencial, se ficar comprovado que sua execução com recursos internos tem custo elevado quando comparado à sua terceirização, deve-se optar por um provedor especializado. Princípio da minimização de custos e maximização de resultados.

Um outro exemplo típico de solução que já foi considerada diferencial é o uso de comércio eletrônico. Há alguns anos, o submarino foi uma das empresas inovadoras que iniciou o processo de vendas de produtos pela internet, seguindo um modelo B2C (Business-to-Consummer). Hoje a maior parte das empresas faz uso de comércio eletrônico, sendo atualmente um serviço essencial no processo de vendas.

Definir serviços essenciais - ou diferenciais - é o primeiro passo para se obter sucesso no processo de terceirização.

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