sábado, setembro 29, 2012

O futuro da Apple


Essa semana a Revista Veja publicou uma notícia sobre os constantes problemas ocorridos com o sistema de mapas da Apple.
Enfim, o que vemos hoje talvez seja algo que muitos previam.
A Apple estava quase falida qdo Steve Jobs voltou e a re-transformou no mito que é hoje. Com a morte de Jobs, fica a pergunta no ar: será que a Apple conseguirá manter seu sucesso no mercado?
Sei que pra muitos pode parecer uma ideia absurda achar que uma empresa gigante dependa apenas de uma pessoa. Mas, pense bem, não estamos falando de qualquer pessoa. O cara era um gênio que reunia duas qualidades quase impossíveis de se ver em um só indivíduo. Além de muito inteligente para questões técnicas relacionadas à engenharia, computação, eletrônica e o diabo-a-4, ele também entendia como ninguém as tendências do mercado.
Obviamente, nos primeiros momentos após a morte de Jobs (ou podemos até considerar a partir do seu afastamento ocorrido alguns meses antes) a Apple ainda conseguiria se manter no mesmo patamar, pois os projetos que estamos vendo hoje provavelmente já estavam sendo trabalhados a algum tempo. Somado a isso, a morte de Jobs - cá pra nós - foi um marketing e tanto pra Apple. Conheci muitas pessoas que nem sabiam ao certo o que era Apple e, com todas aquelas notícias e histórias que envolveram a morte de Jobs, passaram a utilizar pelo menos um produto da marca. Mas, trata-se daquele público que usa o que está na moda - que talvez hoje escute sertanejo universitário - e que não usa 5% do que um IPhone oferece (espero não estar exagerando).
Acredito que esteja chegando perto do momento em que a Apple vai ter que provar que consegue sobreviver na ausência de seu eterno líder. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: