quinta-feira, agosto 26, 2010

Arduino - Robótica acessível

Há cerca de um mês comecei a estudar essa placa de nome "estranho" chamada Arduino. Já adquiri um modelo clone fabricado no Brasil - Freeduino BR - e estou muito satisfeito com o resultado.O projeto do arduino começou em 2005 na cidade de Ivrea, na Itália.
O objetivo inicial era desenvolver uma ferramenta de baixo custo e fácil manuseio, já que estas eram duas fortes limitações que impediam muitos estudantes, escolas e pesquisadores de iniciarem atividades relacionadas à robótica em seus laboratórios.
O arduino é formado basicamente por um microcontrolador e várias entradas e saídas analógicas e digitais. Os modelos mais atuais possuem uma interface USB para conexão com um computador hospedeiro, de onde são enviadas as linhas de código para o microcontrolador. Nos modelos mais antigos essa conexão era feita pelo padrão Serial/RS-232.
A linguagem de programação utilizada é Processing, que é muito semelhante a C/C++. A programação é toda feita no microcontrolador da placa, normalmente da marca Atmega. Os mais comuns atualmente são os modelos Atmega 168 e 328.
Pretendo colocar mais alguns posts sobre o arduino neste blog. Mas, para quem não quiser aguardar até lá, aqui vão alguns sites bem legais sobre o assunto:

http://www.arduino.cc - Site oficial Arduino
http://www.freeduino.org - Site oficial Freeduino
http://freeduino.blogspot.com - Site oficial Freeduino BR

Nenhum comentário: