quarta-feira, junho 11, 2008

O Principal Concorrente do Vista é o XP

Parece piada, mas é verdade.
Essa semana li na internet uma matéria sobre os altos índices de algo que chamamos de down-grade envolvendo dois Sistemas Operacionais Microsoft (XP e Vista). Achei que isso só estivesse acontecendo por aqui, mas pelo visto a situação é geral. Semana passada liguei para a central de vendas de uma famosa marca de notebooks (talvez a maior delas aqui no Brasil) e solicitei a cotação de um modelo com Windows XP. Porém, "dei com os burros n'água". A moça que me atendeu foi clara em dizer que o Windows XP não é mais comercializado pela empresa, e que não se responsabilizava (a empresa) por futuras instalações deste SO.
Dessa vez, não vou "chover no molhado" listando argumentos que comprovam que o Windows XP ainda é mais vantajoso que o Vista. O objetivo é mostrar que, incrivelmente, o maior concorrente do Windows Vista é o próprio Windows XP (Microsoft contra Microsoft).
Há pouco, li no blog da Vanessa Nunes algo que ela chamou de: a aula que a Microsoft dá em como se esquivar de uma pergunta, simplesmente respondendo outra coisa.
Abaixo, a pergunta feita por Vanessa:

Como a Microsoft encara o fato de o principal concorrente do Vista ser o XP? Qual a posição da companhia sobre o abaixo-assinado na internet pedindo para ''salvar o XP" e que reuniu mais de 150 mil "assinaturas"?

A resposta do executivo Ricardo Wagner, gerente de produto Windows da Microsoft Brasil:

"O Windows Vista é o sistema operacional mais seguro disponível no mercado. Ele traz importantes recursos de proteção para o usuário, como o Windows Defender, Windows Firewall, Bitlocker, Controle dos Pais, Backup e Criptografia de Arquivos. O sistema operacional é inovador e está disponível em 6 diferentes versões (4 versões para usuários domésticos e duas para o mercado corporativo). Ao longo deste último ano, observamos um interesse cada vez maior pela adoção da nova plataforma e por toda a tecnologia disponível."

Saliento que não sou um daqueles linuxistas recalcados que só sabem falar mal da Microsoft. Na minha opinião, há espaço pra todos. Assim como reconheço o crescimento do Linux no mercado de servidores, também sei reconhecer que os produtos da Microsoft estão kilômetros à frente quando o assunto é Desktop. Mas, tenho que dizer que a Microsoft as vezes faz coisas que a gente não consegue entender.

Nenhum comentário: