Hoje pude tirar a prova real.
Até então, sempre utilizei o Windows (ex-msn) Messenger para conversar com meus contatos. Porém, hoje decidi baixar e testar o Google Talk. Muitas pessoas haviam me falado que ele era muito bom mas, talvez pelo fato de eu estar satisfeito com o Windows Messenger, acabava sempre desistindo de testá-lo.
O seu download é bastante rápido (apenas 1,28MB). Ele é um software bem leve e com interface amigável, mas, sua grande vantagem em relação ao produto da Microsoft é a qualidade de voz. Ela é nitida e produz pouquíssimos atrasos. Dos serviços de "VoIP" que testei até hoje, acredito que a qualidade de voz Google Talk seja o que mais se aprossime de uma ligação telefônica, não tirando os méritos do Skype, que tembém faz um trabalho bastante competente.
Uma vantagem do Windows Messenger é a possibilidade de utilização de imagem (webcam) e voz ao mesmo tempo.
Acredito que o Windows Messenger ainda venha a dominar este seguimento por muito tempo. Uma vez, escutando o podcast da Revista Info, ouvi um de seus editores falar que, em se tratando de softwares de bate-papo, o melhor sempre acaba sendo aquele que é mais usado, mesmo que não seja o melhor em recursos. Acho que é mais ou menos por aí. Hoje, qualquer pessoa que saiba lidar basicamente com computador já possui "msn", e isso, com certeza, tem efeito decisivo nessa comparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário